UMA HISTÓRIA QUASE ORIGINAL EM TEMPOS DE CORONA – POR FRANCISCO VILAS BOAS
novembro 26, 2020Penhora de bem de família para ressarcimento de crime exige condenação definitiva em ação penal
novembro 30, 2020Final do ano é a época tradicional de promoções e compras, que inicia hoje, com a Black Friday. Nesse período, o consumidor é exposto a tentações de consumo e, muitas vezes, a compra por impulso pode se transformar em uma “dor de cabeça”.
Pensando nisso, a OAB/SP elaborou o “Guia de Consumo Consciente” para auxiliar os consumidores sobre os cuidados que devem ter na hora das compras. A seccional ressalta que é cada vez mais comum que o consumidor se veja diante de um impulso de compra provocado por inteligentes ações de marketing.
O guia auxilia o consumidor a estar cada vez mais atento às suas reais necessidades e a sempre facilitada e incentivada “compra por impulso”. Esse comportamento torna atrativos bens e produtos cuja necessidade ou utilidade podem ser não tão relevantes, explica.
Pagamento à vista
Considere pagar à vista, se você tiver essa condição econômica e se o desconto for maior que o rendimento de aplicações bancárias. O desconto à vista sempre será mais favorável do que pagar juros em créditos especiais ou cartão de crédito.
Pagamento no cartão
Prefira efetuar o pagamento com cartão de crédito, pois, em caso de fraude, será mais fácil cancelar o pagamento do que se for pago por boleto bancário.
PIX
Embora seja um sistema seguro, lembre-se que o pagamento pelo PIX é praticamente instantâneo e que, após efetuar a transferência, a mesma não poderá ser cancelada. Se quiser a devolução do dinheiro, esta só ocorrerá se o fornecedor fizer uma transferência de volta ou se você conseguir uma ordem judicial.
Condições de aquisição
Pesquise outros produtos ou serviços similares em outros fornecedores. Veja se as condições de aquisição são mais favoráveis, incluindo eventuais garantias.
Atendimento ao consumidor
Antes de comprar um produto ou serviço, teste o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Veja se é ágil e se é capaz de responder a questões relevantes.
Cuidado com compras em sites ou fornecedores situados fora do Brasil. Se eles não tiverem uma empresa no país, a lei brasileira não é aplicável e não será possível reclamar. Experimente comprando inicialmente produtos de pequeno valor.
Política de troca
Observe se a política de trocas proposta tanto por fornecedores situados fora do Brasil quanto por lojas locais é efetiva, veja o que ela abrange e confirme as condições de troca.
Não clique em links
Nunca acesse ofertas por meio de links de propagandas, ou recebidas por e-mail, SMS, aplicativos de comunicação ou outros recursos. Pesquise sempre, diretamente no navegador de internet (Chrome, Edge, Mozilla e outros), o nome da loja, acessando-a por conta própria e consultando você mesmo as ofertas do site.
E-mail para compras
Crie um e-mail gratuito somente para utilizá-lo no cadastro de lojas na internet, assim você não será atrapalhado por spam e sua caixa postal não ficará tão cheia de avisos, newsletters, ofertas e outras comunicações não desejadas ou irrelevantes.
Fonte: Migalhas